sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Anúncio da presença de Lúcia Nagib e Miguel Real como keynote speakers do Congresso Internacional "A Europa e os Impérios Coloniais dos séculos XVI, XVII e XVIII na Literatura e no Cinema"





É com enorme satisfação que as Comissões Coordenadora e Organizadora do Congresso Internacional "A Europa e os Impérios Coloniais dos séculos XVI, XVII e XVIII na Literatura e no Cinema" anunciam a presença de dois notáveis investigadores – Lúcia Nagib e Miguel Real - como keynote speakers para o dia de abertura do evento, a decorrer na Universidade do Algarve – Campus de Gambelas (Anfiteatro Teresa Gamito), nos dias 20 e 21 de Outubro de 2016. Lúcia Nagib apresentará uma comunicação com o título “Antropofagia e intermidialidade: usos da literatura colonial no cinema modernista brasileiro”. Miguel Real fará uma comunicação com o título “O Romance Histórico Português. Do romantismo ao século XXI.”











 Lúcia Nagib (Universidade de Reading/UK)



Lúcia Nagib é Professora titular de Cinema na Universidade de Reading, onde dirige o Centre for Film Aesthetics and Cultures. É autora dos livros: World Cinema and the Ethics of Realism (Continuum, 2011), A Utopia no Cinema Brasileiro: Matrizes, Nostalgia, Distopias (Cosac Naify, 2006; versão inglesa: Brazil on Screen: Cinema Novo, New Cinema, Utopia, I.B. Tauris, 2007), O Cinema da Retomada: Depoimentos de 90 Cineasatas dos anos 90 (Editora 34, 2002), Nascido das Cinzas: Autor e Sujeito nos Filmes de Oshima (Edusp, 1995), Em Torno da Nouvelle Vague Japonesa (Editora da Unicamp, 1993) e Werner Herzog: O Cinema como Realidade (Estação Liberdade, 1991). É organizadora dos livros: Impure Cinema: Intermedial and Intercultural Approaches to Film (com Anne Jerslev, I.B. Tauris, 2014), Theorizing World Cinema (com Chris Perriam e Rajinder Dudrah, 2011), Realism and the Audiovisual Media (com Cecília Mello, Palgrave, 2009), The New Brazilian Cinema (I.B. Tauris, 2003), Mestre Mizoguchi (Navegar, 1990) e Ozu (Marco Zero, 1990).












Miguel Real (CLEPUL)




Professor de Filosofia no Ensino Secundário e especialista em Cultura Portuguesa, possui uma vasta obra dividida entre o ensaio, a ficção e o drama, tendo recebido o Prémio de Revelação nas áreas da Ficção e do Ensaio Literário da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Ler/Círculo de Leitores, o Prémio da Associação dos Críticos Literários, o Prémio Fernando Namora da Sociedade Estoril-Sol e finalista do Prémio de Romance e Novela da APE, e do Prémio SPA Autores.
Investigador do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Europeias e Lusófonas, Miguel Real tem publicado diversos ensaios sobre temas relativos à cultura portuguesa. Da sua vasta bibliografia destacamos alguns títulos essenciais para uma melhor compreensão da cultura e literatura portuguesas dos últimos dois séculos:
- Geração de 90: Romance e Sociedade no Portugal Contemporâneo (Campo das Letras, 2001)
- O Pensamento Português Contemporâneo 1890-2010 - O Labirinto da Razão e a Fome de Deus (INCM, 2011)
- Introdução à cultura portuguesa: Séculos XIII a XIX pref. Guilherme d'Oliveira Martins (Planeta, 2011)
- O Romance Português Contemporâneo: 1950-2010 (Editorial Caminho, 2012)
- Portugal: Um País Parado no meio do Caminho (2000-2015) (Dom Quixote, 2015)





Sem comentários:

Enviar um comentário